O que é personalização? É cada membro da igreja participando pessoalmente na evangelização do mundo, com suas habilidades e dons, de tal forma que toda a igreja esteja comprometida em executar o plano de Deus.

As pessoas não sabem o que são missões: não conhecem o conceito , as atividades missionárias o propósito em si.
Existem aqueles que confundem missões com campanha evangelística da igreja, outros acham que missões resumem-se apenas em abrir uma congregação num dos bairros da cidade. Há muitos ainda, que confundem missões com o programa de assistência social da igreja.
Três fontes para a falta de personalização de missões:
Tradição substituindo a estratégia.
A tradição bloqueia o avanço da igreja no que diz respeito, a novas idéias para a evangelização do mundo.
2 - Só alguns estão envolvidos, em vez de todos: Há igrejas que criam grupos menores (ministérios, conselhos, depto, etc.) de pessoas que monopolizam a obra missionária. Isso é errado porque todos devem estar comprometidos com a obra missionária.
3 – As instituições têm substituído as pessoas: Transferir para as instituições a tarefa que pertence aos membros da igreja é um problema grave.
Quando ocorre a personalização:
A visão e responsabilidade missionária aumentam;
Os crentes se identificam com os missionários;
Investimento na evangelização cresce;
A igreja amplia seu ministério: uma igreja que promove personalização de missões, terá ampliação localmente, porque os membros que se envolvem na evangelização do mundo, serão ganhadores de almas no seu trabalhos, em seu bairro, etc.

1 – Realizar conferências missionárias mundiais;
2 – Incentivar o envolvimento financeiro dos membros da igreja;
3 – Participação através da oração;
4 – Através da influência dos grupos que trabalham missões, estendendo para toda a igreja.