
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Capítulo 8 - Como uma igreja pequena pode fazer missões

sábado, 5 de fevereiro de 2011
Capítulo 7 - O pastor - A chave para missões mundiais
O pastor é o homem escolhido por Deus para conduzir à igreja à visão de Deus.
É tarefa do pastor, colocar o propósito missionário como um dos principais pilares da igreja.“Tal pastor, tal igreja.”

*As responsabilidades do Pastor:
1 - Conduzir a igreja à maturidade que produz fruto;
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente. Cl 1:27-29
Neste versículo, Paulo fala da visão do seu ministério onde é baseado em três palavras. Anunciar, ou seja, pregar as boas novas proclamando a salvação. Admoestando , levar as pessoas ao verdadeiro arrependimento exortando-as, e Ensinando todo o homem em toda a sabedoria, para que apresentemos o homem perfeito em Cristo, isto é, levar ao amadurecimento do conhecimento da evangelho e assim, produzir fruto, porque a boa árvore se conhece pelos frutos que ela dá.
2 – Levar a igreja a experimentar a vontade de Deus;
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rom 12:1-2
Vontade de Deus não se conhece, se experimenta. Note que Paulo roga para que a igreja tome atitudes sérias de consagração e de separação do mundo, mas tudo com um objetivo claro na mente: para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3 – Levar a igreja ao serviço de edificação do corpo;
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Ef 4:11-12.
A edificação do corpo passa pelos cinco dons ministeriais isto não significa que todas as pessoas possuem tais dons. Vamos explicar cada um deles:
a) Apóstolo: Fazer coisas novas, abrir novas igrejas, novas idéias e planos para expansão do reino de Deus;
b) Profeta: fala da parte de Deus, exorta ao povo;
c) Evangelista: desafia, motiva e ensina a igreja a ganhar vidas para Cristo. Seu interesse é a salvação de almas;
d) Pastor: cuida do rebanho, aconselha, visita e procura a comunhão entre os irmãos;
e) Mestre: é aquele que ensina a palavra de Deus com extrema sabedoria e riqueza de detalhes.
*Possibilidades do Pastor

1 - Pregar: Pela pregação da Palavra, o pastor pode levar a igreja à maturidade. Há um poder extraordinário na palavra.
2 – Ministrar à liderança da igreja: Uma igreja não será missionária se sua liderança não tiver visão missionária. O pastor deverá treinar a liderança da igreja, investir tempo com seus líderes, assim terão, muito mais unidade de propósito na igreja.
3 – Ensinar: Organizar cursos, promover leitura de livros missionários, trazer missionários para visitar sua igreja e entrevistá-los, trazer estrategistas para explicarem como se fazem missões no mundo hoje e etc.