
O livro de Romanos é uma das epístolas mais difíceis e profundas de Paulo. É a terceira em ordem cronológica, escrita pelo escriba Técio, ditada por Paulo, na cidade de Corinto, provavelmente. Aprox. 57 / 58 D.C.
Pode ser dividida em 3 partes: - Más noticias: Os pecados da humanidade;
- Boas Notícias: Jesus é a solução;
- Instruções práticas para a igreja.
Significa uma mudança de vida para aqueles que admitem que são pecadores. Fala sobre a compreensão da Graça redentora de Deus.
Vamos ler capítulo a capítulo e compartilhar aqui;. Pegue sua Bíblia e acompanhe conosco: Conhecereis a verdade e ela vos libertará!
Leia Romanos 1:1-32

Comentários:
Paulo saúda os irmãos de Romanos, com breve relato sobre si e sobre o Deus a quem serve. Começa a carta engrandecendo a Jesus Cristo e seu poder (Vers. 2-4). Note que Paulo primeiro evidencia a Cristo, para depois falar sobre seu chamado. Ele coloca Deus na sua devida posição, em destaque, e ele como servo (vers. 5).
Paulo declara seu amor pela igreja, suas orações e intercessão, sua vontade de estar em comunhão (vers.10). Fala de suas limitações que o impediam de realizar tal desejo (vers. 13-14).
Paulo estava PRONTO a anunciar.. Falar de Jesus era seu objetivo diário. A boca fala daquilo que o coração está cheio:
"E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a Salvção de TODO AQUELE QUE CRÊ; primeiro do judeu, também do grego." (vers. 15-16).
Através desses versículos, temos a base da mensagem de Paulo: A salvação através de Jesus Cristo, o qual através dele, TODOS podem ser salvos. Quesito necessário: Somente crer.
Vers. 17: " Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé."
Jesus Cristo é a Justiça de Deus, necessário o derramamento de seu sangue, para remissão de nossos pecados. Hoje, através de seu nome, se o declaramos como nosso Salvador, por meio dele somos limpos e justificados perante Deus Pai.
Na sequência vers. 18 ao 32, é narrado vários episódios em que se conta a história da humanidade.
Fala que o céu manifesta a ira de Deus, porquanto a terra está cheia da injustiça dos homens. Ele manifestou sua graça através de JESUS, mas os homens não o aceitaram, antes, preferiram viver em seus caminhos tortos. Deus condena suas práticas, onde vão contra a criação, e a lei estabelecidade por Deus. Sentimentos perversos se apoderaram de seus corações, e mesmo conhecendo a verdade, desejaram mais a impureza e consentir que outros também fossem impuros (vers. 32).
Para concluirmos, mostra um cenário de total caos, pecado, onde todos estavam distante de Deus. Só Jesus poderia ser de fato a salvação. Não perca o prox. Capítulo, falaremos mais sobre a sociedade sem Deus.. Calma, há esperança! Até o prox. post..
Deus abençõe VOCÊ!